Como tecnologia está revelando nossa filosofia

De acordo com Martin Heidegger, o desenvolvimento da tecnologia acontece porque nós adotamos uma filosofia de exploração. Em nossas mentes, vemos o planeta e tudo que há nele como um recurso a ser explorado. Mas essa filosofia não é a única filosofia possível. Na verdade, há algumas tribos que entendem o mundo em termos de relacionamentos, em vez de uma coleção de recursos.

Heidegger escreveu também que existe pelo menos um caminho de ver a verdade. E dessa forma, nós conseguimos adotar uma nova atitude que vai além da filosofia de exploração. Esse caminho é através da tecnologia. Quero dizer, uma crítica real de tecnologia pode revelar porque nós temos uma atitude de exploração de recursos e porque essa atitude é muito perigosa. Esse processo pode nos ajudar a mudar e ter uma atitude de relacionamentos com o mundo natural.

Atualmente, muitas pessoas não gostam de IA (inteligência artificial). De fato, eu nunca vi esse tipo de atitude antes sobre a tecnologia. Essa atitude pode ser um sinal que atingimos um ponto de revelação, em que as pessoas podem entender a natureza da tecnologia, e como a tecnologia está nos mudando. Ao mesmo tempo, precisamos usar essa atitude ao nosso favor e lutar contra a tecnologia. Se fortalecemos essa atitude a respeito da tecnologia, então talvez tenhamos uma chance de acabar com a atitude de exploração, e limitar a tecnologia para que nosso consumismo não mate o mundo natural.

Todo mundo têm a responsibilidade de revelar nossa atitude antiga com os exemplos de tecnologias perigosos para que possamos evoluir.


All my posts are written without AI. Feel free to download and copy this image to support the fight against AI!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *