Há muitas razões por que a IA (inteligência artificial) é ruim para nós. Mas, a razão principal é que a IA funciona e se espalha na sociedade por meio do mecanismo de “Dilema do prisioneiro”. Essa é a situação na téoria de jogos onde duas pessoas podem escolher entre duas opções: em nosso caso, usar IA ou não usar IA.
Ambos ficariam bem se ninguém usasse IA. Contudo, se a primeira pessoa usa IA, então ele tem uma vantagem sobre o outro. Logo, o outro usa IA também. Porém, se ambas as pessoas usassem IA, então ambos ficaram pior do que antes.
Esse efeito significa que no fim, todo mundo vai precisar usar IA para ganhar dinheiro. As artes deveriam ser sobre a espressão do espírito humano, mas a IA vai substituir a maioria dos trabalhos humanos por trabalhos artificiais.
O que isso significa? Primeiramente, vai ser difícil para os humanos fazerem artes. Vai ter tantas artes criadas por IA que as pessoas não vão ter como competir. Mesmo assim, as obras humanas são melhor do que aquelas criadas por IA, as obras humanas apenas vão perder-se no mar da internet. A IA cria coisas muito rapidamente.
Em segundo lugar, já que a IA vai produzir a maioria das coisas, as pessoas vão perder seus objetivos na vida. Claro, nós podemos fazer coisas por divertimento, mas a maioria das pessoas querem acrescentar alguma coisa para o mundo, e eles não poderam acrescentar nada se a IA fizer tudo.
Algumas pessoas têm dito que talvez a IA não vai atingir o mesmo nível dos humanos. Isso é possível, mas o que a IA pode fazer agora já é muito ruim, e já está ajundando o sistema da tecnologia a roubar nossa humanidade.
Há algo que possamos fazer para consertar esse problema? Sim. Claro, isso é difícil mas há algums passos básicos com os quais podemos começar:
- Trate a tecnologia com cuidado. Não deveriamos criar novas tecnologias sem saber os efeitos que elas teram.
- Faça coalizões que não usem IA.
- Reduza incentivos econômicos para desenvolver novas tecnologias, talvez usando taxas altas para empresas de IA.